Image Map

Olá! + Erros mais comuns


Hello!

Oi, oi pessoas... Não, vocês não me conhecem ~ainda~, mas eu sou a nova web-master do VF junto com a Giu e sou responsável pela parte de texto. Eu estarei trazendo dicas de como melhorar a escrita de vocês e tirarei algumas dúvidas sobre ortografia (dentro do possível, claro). Para fazer seu pedido, acesse a aba "Divulgue".
Hoje eu trouxe um post sobre os erros mais comuns nas fanfics - acredite, não são poucos. Vamos?


1 - Abreviações.

Sab cm eh rsrsrs n fik lgl se vc abrevia mt as coisas na hr d screver

Sim, infelizmente existem pessoas que escrevem assim. Não é legal você utilizar abreviações no texto, elas são usadas em conversas informais e rápidas. A exceção para o uso do "internetês" é quando as personagens estão conversando por mensagem ou em algum chat.


2 - Repetição de palavras em excesso.

Estou em casa. Fazia tanto tempo que não vinha para casa... Que saudade eu estava! É tão bom estar em casa outra vez. Tudo na casa está exatamente do jeito que eu deixei, mesmo que a casa toda esteja empoeirada. Ainda é a casa de antigamente.


Seus olhos doeram? Pois deveriam. O problema real não é repetir a palavra casa, mas sim o curto espaço que as repetições têm entre si. Se por algum caso você acabou repetindo demais uma palavra, troque por um sinônimo ou apenas retire-a, ás vezes é desnecessário ficar se referindo ao sujeito pelo nome o tempo todo.


3 - Descrição pela cor do cabelo.

A ruiva respirou fundo antes de aceitar a proposta do moreno á sua frente. A loira ao seu lado quase esmagava sua mão com a força que apertava. A ruiva olhou pela ultima vez para a amiga antes de de proferir as seguintes palavras ao moreno:

" Eu aceito "


A impressão que eu tenho ao ler um trecho assim é de perucas interagindo. Utilizar a cor do cabelo para se referir a um personagem é legal ás vezes, mas o tempo todo? Não! É irritante para quem lê e definitivamente não é bonito.


4 - Overdose de qualidade/adjetivos.

Lá estava ele. Alto, loiro, malhado, de ombros largos, postura confiante, o olhar sedutor que encantava todas as garotas, o sorriso atrevido, o andar despreocupado, vestindo seu casaco esportivo, a mochila pendurada em um ombro só, os tênis gastos pelo skate, as calças rasgadas, os amigos ao lado, todos muito menos bonitos que ele. Talvez se eu os visse sozinhos, até os achasse charmosos, mas quase se apagavam diante daquele garoto perfeito.

Ás vezes amamos tanto um personagem que acabamos atribuindo qualidades/adjetivos demais á ele. Não faça isso! A leitura se torna maçante, enjoativa. Se quiser apresentar as qualidades do seu personagem, faça isso aos poucos, não tudo de uma vez. Cuidado também ao atribuir qualidades demais á sua personagem, você pode acabar criando uma Mary Sue, mas isso é assunto pra outro post.



5 - Descrição nível zero.

Fulano, Ciclano e Beltrano vivem num mundo mágico. Os garotos passam o dia todo em aventuras pela floresta e treinando para serem grandes cavaleiros.

Lembre-se: os leitores não são videntes, não saberão a aparência do personagem só porque você disse o nome dele. Se você não descrever nada o capítulo vai ficar chato e pequeno.


6 - "Sinopse ruim, mas fic boa"

"Leia e descubra" "Sinopse lixo, história legal" "Leia e comente" "Ninguém vai gostar dessa porcaria" "Odiei esse capítulo" "Eu escrevo muito mal!" "É minha primeira fic" "Desculpem os erros" "Sejam bonzinhos nos comentários"

 Primeiramente, se não gostou do que escreveu, por que está postando? A primeira pessoa que tem que gostar do seu trabalho é você! Se não sabe fazer sinopse, peça para que alguém faça.Mas por favor, não coloque "Sinopse bosta, fic boa".


7 - Emoctions no texto.

"oi linda n___n" "oiiiiii *-*" "como você tá? *o*" " tô bem e você? s2 s2 s2"

Assim como com o internetês, guarde os emoctions para as mensagens e chats.



Obrigada por lerem até o final, espero ter sido útil. 
Tia Ana ama vocês sz sz. 

Créditos: x


Nenhum comentário:

Postar um comentário