Image Map

Aula #1: Uso da vírgula.


Hello!
O VF está de volta, junto com um layout maravilhoso e uma Ana de férias ehhhh!!! Ok, aproveitando minhas lindas férias, eu resolvi trazer algumas aulinhas sobre coisas simples, mas que sempre nos deixa em dúvidas ~aka eu. Let's go!

1- Usa-se a vírgula para:

a) Separar elementos que você poderia listar.

João, Maria, Pedro e Alice foram comer pizza.

b) Isolar o aposto e o vocativo.

Aposto: Paris, capital da França, recebe centenas de turistas diariamente.

Vocativo: Ora, Harry, não diga bobagem!

c) Separar o lugar, o modo ou o tempo que vier no início da frase.

Lá fora, o sol está quente. ('Lá fora' - adjunto adverbial de lugar)

d) Marcar a supressão do verbo em um oração.

Eu fiz faculdade de Administração; ele, de Economia. (ele fez - verbo suprimido)

e) Para separar orações independentes.
Orações independentes são aquelas que possuem sentido mesmo fora da frase.

Cutucou as cutículas, cruzou as pernas, soltou o ar e prendeu o olhar no rapaz.

f) Antes de mas, porém, todavia, contudo, no entanto e entretanto.

Eu gosto muito de chocolate, porém não posso comer para não engordar.

g) Usa-se a vírgula antes do "e" quando a frase depois do "e" falar de algo diferente da que vem antes dele.

O sol já ia fraco, e a tarde era amena. (Graça Aranha)

2- Não se usa a vírgula:

a) Entre sujeito e predicado.

Errado: Maria, não gosta de batatinhas.
Certo: Maria não gosta de batatinhas.


Espero que tenha ajudado vocês o quanto me ajudou! 
Se tiver alguma dúvida é só comentar que responderei com o maior prazer!
Comentem pra tia Ana poder saber o que vocês estão achando jnkd. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário